quarta-feira, 4 de maio de 2011

Empresários com fundo de investimento tem R$ 1 bi para VLT em Cuiabá

Edilson Almeida
Via Redação 24 Horas News


A implantação do sistema Veículo Leve sobre Trilhos no lugar do Bus Rapid Transport como principal obra de mobilidade urbana em Cuiabá para a Copa de 2014 terá dinheiro de empresários e fundo de investimentos. Foi o que assegurou nesta quarta-feira, dia 4, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (PP), principal entusiasta do novo projeto. Ele disse que o investimento doVLT pode ser feito através de Parcerias Público-Privadas, a PPP. “Temos empresários com fundo de investimentos de 1 bilhão para investir em Cuiabá”, declarou Riva, que esteve em Portugal, onde conheceu na prática o funcionamento do VLT.
Riva está convencido de que o VLT é viável para Cuiabá e, consequentemente, a melhor opção em tornos de custo-benefício e retorno social, além de alavancar a cidade para um patamar futurista. “Acredito que, como o valor do VLT será inferior ao planejado, o Governo talvez nem precise subsidiar” – frisou, ao explicar que na PPP a empresa ganha a concessão para explorar o serviço por um determinado tempo. “A tarifa é compatível e talvez nem precisaremos de subsídios” - ele apontou.
Riva disse que o modelo é viável e pode ser integrado junto ao sistema atual de transporte com a utilização do bilhete único. “Sou a favor do Bus Rapid Transit (BRT) na Miguel Sutil, mas não como sistema no eixo troncal” - assinalou.
A cidade do Porto, em Portugal,  tem 70 quilômetros de VLT, em sistema integrado com ônibus e que contribuiu com o aspecto paisagístico da cidade. “Dois engenheiros foram premiados pela idealização da obra no Porto, que foi inaugurada apenas 20 dias antes da Eurocopa de 2004” - observou. Riva disse que lá, próximo aos terminais, foram construídos estacionamentos, o que reduziu a demanda de veículos em 20%. “As pessoas vão de carro até os terminais e de lá seguem de VLT. Isso também pode ser feito aqui para diminuir o fluxo de ônibus e carros, que hoje congestionam o centro da Capital”.
Os deputados Sérgio Ricardo e Guilherme Maluf também compuseram a comitiva. Em plenário, Sérgio disse que o VLT é um sistema espetacular. “Precisamos colocar Cuiabá e o aglomerado urbano na modernidade. O VLT vai somar com o sistema que temos hoje”. Já Maluf vê com muito otimismo a implantação do sistema. “Cuiabá ganhará muito com o VLT. Volto convicto e confiante que se trata do tipo de transporte ideal para Cuiabá. É seguro, rápido e ecologicamente correto”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário